CMA CGM adquire uma participação de cerca de 48 % na Santos Brasil, o operador multiterminal incluindo o maior terminal de contentores da América do Sul no Porto de Santos

Enviado por Patricia_Ferreira em qua, 18/12/2024 - 11:32

 ·       A Santos Brasil é o principal operador de terminais do Brasil com 8 ativos estratégicos em serviços de movimento e logística de contentores, líquidos e veículos em todo o país. O seu principal ativo é o terminal de contentores Tecon Santos, no estado de São Paulo.

·       Trata-se de um grande investimento para a CMA CGM, que expande, assim, a sua presença no Brasil e reforça a posição do Grupo como operador global de terminais.

·       A CMA CGM lançará uma oferta pública sobre as restantes ações nos próximos meses.

·       A CMA CGM compromete-se a apoiar o desenvolvimento dos terminais da Santos Brasil, melhorando a capacidade e a qualidade do serviço prestado aos clientes dos terminais, e a promover o crescimento pessoal e profissional dos funcionários.

·       A CMA CGM trabalhará em estreita colaboração com as autoridades portuárias e outros órgãos reguladores brasileiros para desenvolver o Porto de Santos, bem como outros portos nos quais a Santos Brasil opera.

 O Grupo CMA CGM, interveniente global em soluções marítimas, terrestres, aéreas e logísticas, anunciou a assinatura de um acordo definitivo e irrevogável para adquirir uma participação de cerca de 48 % na Santos Brasil Participações S/A («Santos Brasil»), um proeminente operador multiterminal brasileiro cotado em Bolsa, de fundos geridos pela Opportunity.

 «Estou muito satisfeito com o facto de o Grupo CMA CGM ter concluído este acordo estratégico para a aquisição da Santos Brasil, que opera cinco terminais no Brasil, incluindo o maior terminal de contentores do Porto de Santos, movimentando 40 % dos volumes brasileiros, bem como uma empresa de logística. Este investimento significativo reflete o nosso compromisso de reforçar a nossa parceria com o Brasil e apoiar o seu crescimento nos próximos anos», disse Rodolphe Saadé, CEO do Grupo CMA CGM.

8 principais ativos industriais numa das regiões em rápido crescimento do mundo

A Santos Brasil gere uma carteira de 8 ativos na costa brasileira, incluindo 3 terminais de contentores, 1 terminal de veículos, 1 terminal de produtos líquidos a granel e 3 instalações de logística. Estes ativos estão localizados nos Portos de Santos, Imbituba, Vila do Conde e Itaqui e em São Paulo.

Ao longo dos 12 meses que terminaram em 30 de junho de 2024, a empresa gerou uma receita de 2549 milhões reais brasileiros (458 milhões de dólares americanos) e 1284 milhões de reais brasileiros de EBITDA (230 milhões de dólares americanos).

O terminal Tecon Santos é o maior terminal de contentores da América do Sul, que possui uma localização estratégica no Porto de Santos, e beneficia de uma excelente infraestrutura:

-          Um contrato de concessão de longo prazo até 2047.

-          Uma capacidade de 2,5 milhões de TEU, expansível para 3,0 milhões num futuro próximo.

-          3 espaços de ancoragem que permitem movimentar navios de 14 000 TEU.

-          O terminal mais eficiente do Porto de Santos com uma excelente produtividade de ancoragem.

A aquisição da Santos Brasil assinala outro marco significativo na estratégia global de desenvolvimento portuário da CMA CGM, reforçando a sua posição como operador líder global de terminais para vários utilizadores com investimentos em aproximadamente 60 terminais em todo o mundo.

Um passo estratégico para aumentar a presença da CMA CGM no Brasil

A CMA CGM pretende desenvolver ainda mais as suas entradas portuárias nos vários terminais brasileiros e melhorar ainda mais a sua oferta aos exportadores e importadores brasileiros, respondendo assim ao aumento da procura e satisfazendo melhor às necessidades dos consumidores.

O potencial de expansão da capacidade do terminal Tecon Santos e a sua excelência operacional serão um apoio útil para melhorar a qualidade do serviço. Para satisfazer a procura global, a CMA CGM pretende acelerar os investimentos nos terminais de Santos Brasil com o objetivo de aumentar a capacidade combinada nos próximos anos, em linha com os compromissos assumidos pela Santos Brasil com as autoridades portuárias.

Estas instalações estratégicas continuarão a operar como terminais para vários utilizadores sob a liderança da atual equipa de gestão e continuarão a concentrar-se na melhoria da qualidade dos seus serviços para satisfazer as expectativas dos seus clientes.

A CMA CGM também está comprometida em prosseguir o plano de descarbonização já iniciado pela Santos Brasil.

Grupo CMA CGM, um interveniente histórico no Brasil

O Grupo CMA CGM opera no Brasil há mais de 20 anos, contando atualmente com 8 escritórios e mais de 10 000 funcionários. O Grupo tem desenvolvido as suas atividades no Brasil de forma orgânica, bem como através da aquisição da Mercosul, uma companhia marítima histórica na região.

Como parte do Grupo CMA CGM desde 2017, a Mercosul Line é atualmente fundamental para a estratégia de atuação do Grupo no Brasil, com soluções de navegação costeira e intermodais. A CMA CGM e a Mercosul Lines operam 10 serviços semanais principais em 14 portos do país, ligando os principais destinos globais.

Além disso, a CEVA Logistics, o braço logístico da CMA CGM, oferece as soluções porta a porta mais diferenciadas combinando transporte de mercadorias e logística contratual com 530 000 m² de armazéns em 36 locais. Atualmente, a CEVA Logistics emprega 7500 pessoas no Brasil.

Este passo estratégico permitirá que a CMA CGM ofereça ligações contínuas entre a Europa, Ásia, América do Norte e as Caraíbas, solidificando a posição do Brasil como um hub importante nas operações mundiais do grupo e reforçando as sinergias com a afiliada MERCOSUL LINE.

A CMA CGM está a utilizar atualmente embarcações movidas a gás natural liquefeito (GNL) no Brasil, dando, assim, um passo importante no seu compromisso com um transporte marítimo mais sustentável e ecológico.

Cronograma da transação e oferta pública de aquisição

Espera-se que o fim da transação com a Opportunity Funds ocorra no primeiro trimestre de 2025, sujeita às aprovações regulamentares das autoridades brasileiras relevantes.

Após a conclusão da aquisição, a CMA CGM lançará uma oferta pública obrigatória sobre todas as outras ações da Santos Brasil, nos mesmos termos, de acordo com as regras do mercado brasileiro.

 Consulte a comunicação de factos relevantes da Santos Brasil disponível no respetivo site para obter informações relativas aos termos financeiros da transação.

categoria
CORPORATE
data noticia
seg, 23/09/2024 - 00:00
Imagem Noticia
Imagem Ilustrativa
relacionamento noticia 1
https://www.cma-cgm.com/news/4864/cma-cgm-to-acquire-a-c-48-stake-in-santos-brasil-multi-terminal-operator-including-south-america-s-largest-container-terminal-in-the-port-of-santos